5 de fev. de 2010

Capítulo 10

Assim que abre a porta de casa Amélia sente o clima: aconteceu alguma coisa... Rosa está sentada no sofazinho perto da janela com cara de choro, Antonio anda de um lado para o outro, a testa franzida com ares de preocupação.

__O que foi? – ela pergunta já preocupada.

__Sua irmã... Ela vai fazer uma loucura!... – fala Antonio.

__Como assim?

__Aquele tal Beto Bala enfiou umas coisas na cabeça dela...! Ele tá com dinheiro, engambelou a coitada! Andou fazendo coisa errada e agora aparece querendo levar a Camila!

__Como é que é?! Aquele safado veio aqui?!? – Amélia fica nervosa.

__Ele é o pai do filho dela, caramba! Tem direito de querer o filho por perto! – fala Rosa defendendo descaradamente o safado do Beto – Além disso, ele tá com uma boa grana, vai cuidar direito da Camila e do menino...

__Isso é verdade mesmo? O canalha andou se metendo em safadeza de novo?... E a Camila vai com ele? E você apóia isso? Era só o que faltava mesmo!

__Eu sei que ele não é o melhor homem do mundo, mas a Camila gosta dele e ele também gosta dela! E agora, pelo visto, a situação dele tá muito boa... Acho que vai montar casa prá ela... – Rosa até sorri ao dizer isso, mas da para notar a sua angústia...

__Eu não aprovo isso! – diz Antonio em revolta – Esse safado nunca quis nada sério com a minha filha não vai ser agora que vai querer!

__Ele tá com uma boa grana, meu velho! Vai ajeitar a vida dela! – insiste Rosa.

__Que dinheiro é esse? Onde ele conseguiu esse dinheiro? Ou melhor, como ele conseguiu esse dinheiro? Você sabe, Rosa? – Amélia pergunta por perguntar por que já conhece a resposta...

__Ah, sei lá! Ele disse que tá numa maré de sorte...

__Sorte?! Aquele marginal? Tenha dó, Rosa! Aquele lá andou roubando isso sim! – ela joga a bolsa em cima da mesinha da sala e caminha para o quarto – E você tá achando isso lindo, maravilhoso! Falou em grana teu olho cresce logo, dona Rosa!

__Você não vai fazer nada, Amélia? – pergunta Antonio andando atrás dela meio baratinado de preocupação...

__Eu? Vocês é que são os pais dela não eu!

__Ela saiu daqui com ele e disse que não ia voltar, Amélia!

__Eu vou dormir, minha gente. Tô cansada e amanhã é dia de branco! – ela fecha a porta do quarto.

Mais problemas! Ela estava pressentindo isso...! Não pode se afastar um minutinho, ficar na paz um instante! Ter um momento só para ela, como hoje... Problemas e mais problemas! Que não são seus, aliás. A estória de Camila com esse indivíduo que atende pela alcunha de Beto Bala começou há alguns anos... Ele não trabalha, nem estuda, vive de golpes, pequenos roubos e outras safadezas. Camila se encantou por ele de tal maneira que não pensou duas vezes: foi morar com o infeliz!... E infeliz ela foi durante os quatro ou cinco meses de vida "conjugal" com Beto... O cara andou roubando comerciantes do bairro e estava sendo procurado pela polícia e perseguido por outros bandidos mais graduados que ele! Camila ficou com medo, claro. E voltou para casa com o "rabinho" entre as pernas! E grávida, é claro.

Beto Bala nem se abalou, não deu a mínima atenção para ela... Ele sumiu de circulação por um longo tempo! Só voltou quando o filho já estava com meses de nascido. Resumindo, é um canalha de primeira categoria! Mas o pior disso tudo é que Camila continuou a vê-lo, toda feliz da vida... Mulher de malandro mesmo! Ela não estuda e também não quer nada com trabalho! Talvez para acompanhar o namorado vida torta! Mas uma coisa é certa: Amélia não vai trazê-la de volta como fez das outras vezes. Está cansada disso! Está cansada de resolver os problemas dos outros! Amélia se joga na cama pensando na sua noite na boate. Foi legal. Pelo menos no começo foi legal. E teria sido melhor se ela não tivesse voltado para casa!... Se tivesse ficado na boate mesmo aturando as bobagens de Ricardo, não estaria agora deitada em seu quarto pensando numa maneira de tirar sua irmã das garras do maldito Beto Bala!

__Eu sou uma idiota mesmo! – ela resmunga – Tenho o coração mais mole que titica de galinha!