Queria ter lágrimas para chorar agora. Mas não tem. Parece que suas lágrimas secaram de vez. Amélia toma um banho rápido e vai trabalhar. Nem tomou café para não ter de olhar para as caras cínicas das irmãs!... Não, ela não vai ficar mau humorada hoje! Prometeu a si mesma que não vai perder o humor por causa daquelas maluquinhas! Por isso entra na joalheria com um sorriso nos lábios na maior tranqüilidade.
__E aí, amiga? Melhorou o astral? – pergunta Clarice quando entram na copa.
__E eu lá sou de dar mole prá tristeza, Clarice?
__É isso aí, amiga! E por falar em alto astral, tem um festão prá gente ir no sábado!
__Clarice...
__Inauguração de uma boate no Leblon! Vai bombar, Amélia! Nós fomos convidadas pelo Jairo da segurança do shopping. Tá nessa?
__Não sei...
__Amélia, acorda! Hoje é quinta-feira, depois de amanhã é sábado! Esquece um pouco a família Souza Lima, mulher! Você precisa se divertir, esfriar a cabeça um pouco!... Namorar...
__Clarice...
__Vai tá assim de gatinho nessa festa, Amélia! Vamos "desenferrujar" um pouco...!
__Clarice! Quer parar com isso?... Eu tô cansada prá caramba, não tenho cabeça prá pensar em "gatinho"! Quero é descansar no sábado isso sim!
__Disse que não dá mole prá tristeza e agora vem com esse papo de cansada e coisa e tal...! Prá levantar o astral legal mesmo a melhor coisa é uma festa!
__Tá legal... Eu vou. Mas nada de chegar muito tarde, hein?
Clarice dá um beijinho nela toda animada.
__Valeu, amiga! A gente vai se divertir muito nessa festa! E paquerar também!
Festa. Há quanto tempo não vai a uma festa? Meses. Talvez anos... Ela nem sabe mais. Talvez seja bom mesmo sair um pouco, ver outras pessoas, até paquerar... Será que ela ainda sabe fazer isso?... "Meu Deus, eu tô perdendo o jeito!... Vou ficar encruada!", ela pensa chocada. Sim, vai sair e se divertir muiiito! Afinal, ela merece uma gotinha de alegria nessa vida.
__Bom dia! – diz Ricardo entrando na copa todo sorridente.
__Oi! Bom dia, Ricardo! – responde Clarice – Pronto prá encarar o batente?
__Prontíssimo!
__Nossa! Mas que bom humor! – Clarice está toda derretida para cima dele...
__É que eu tive uma ótima noite! – Ricardo se aproxima de Amélia – Ao contrário de você, Amélia, que parece ter dormido com um porco-espinho... – ele não resiste e provoca mesmo!
__Por incrível que pareça eu dormi bem. Tanto que vou considerar isso como uma brincadeira... – diz ela muito calma e com um leve sorriso – Claro que não tão bem quanto você...
__Ter uma ótima noite não significa necessariamente ter dormido... – ele fala olhando para Amélia só para ver sua reação...
__Nossa! – exclama Clarice dando uma risadinha – Que inveja, amigo!
Ricardo franze a testa.
__Não entendi.
__Deixa prá lá. Bom, eu vou trabalhar senão o chefe me degola! Bom dia prá vocês! – Clarice sai da copa toda rebolativa.
Ricardo olha para Amélia. Ela é uma mulher estranha. Interessantemente estranha... Mesmo metida nesse uniforme azul escuro, ela é bem atraente. Tem olhos castanhos amendoados, uma pele morena e um corpo sinuoso... O problema está quando ela abre a boca para falar!
__Olha só, Ricardo... Eu quero te pedir desculpas pelas bobagens que falei outro dia. – Amélia diz enquanto prepara o café – Foi mal, eu tava meio louca, querendo descontar no mundo...! Me desculpa, por favor.
Deve desculpá-la? Ricardo respira fundo e pensa. Depois da "boa ação" que praticou ontem no apartamento de Mariane, ele é capaz de achar graça até em desastre de trem!...
__Tudo bem. Errar é humano. Embora você pareça mais uma fera enjaulada, eu te desculpo. – ele diz com um sorriso.
Amélia se sente um tanto... Como dizer...? Um tanto intimidada por ele. Esse jeito dele, mistura de charme e arrogância atrapalha um pouco seus pensamentos... Ele é bonito, não dá para negar. Bonito de tudo: rosto e corpo... Mas ainda assim parece um sujeito insuportável.
__Valeu. Agora pode sair da minha copa? Eu preciso trabalhar.
__Só vou tomar um cafezinho antes de ir trabalhar também. Posso?
__Não. O chefe não ia gostar de saber que o motorista...
__O chefe não precisa saber, Amélia.
__Tá bom. Mas é só um cafezinho. E só hoje!
Uma conversa. Eles tiveram uma conversa! Apesar de não ir muito com a cara dele, Amélia gostou de ter conversado numa boa sem agressão. E reconhece que também não é uma pessoa fácil de lidar... Às vezes ela fica com um humor horrível, dando "patada" em todo mundo!... Mas nem sempre é assim, ela é bem normal. Quem não tem problemas e aflições nesta vida?... Amélia observa Ricardo tomando o cafezinho, disfarçadamente. Belo rosto ele tem. E ela pensa: "Vou desenhar esse cara!". Há muito tempo que ela não desenha. Anos talvez. Descobriu seu talento para desenhar ainda menina. No começo desenhava pessoas e paisagens, depois descobriu que levava jeito mesmo para desenhar objetos. E começou a desenhar algumas jóias, só de brincadeira.
Infelizmente, ficou só na brincadeira. Aquele seu caderno cheio de desenhos de pulseiras, colares, brincos e anéis ficou guardado no fundo da gaveta do armário... Faz parte daquele "pacote" de sonhos não realizados que ela guarda há tantos anos...! E agora, de repente, sentiu vontade de rabiscar de novo. Logo o motorista da H Siegel! Bem, ele tem um rosto que merece ser retratado. É lindo, perfeito... Como artista, Amélia admira o que é belo.
__Caramba! Faz tempo que eu não vejo um homem bonito assim na minha frente...! – ela pensa suspirando e concluindo que seu tempo está acabando em relação ao amor.