16 de abr. de 2010

Mais capítulo 11

__O sujeito me rendeu no estacionamento do hotel, queria que eu entregasse a chave  do carro… – fala Rodrigo muito calmo.

__Espera que eu caia nessa?… Conta outra, Rodrigo!

__Ele ameaçou me matar! Então eu disse: porque levar um pedaço se pode ter o bolo inteiro?… – diz Rodrigo como se contasse uma estória maravilhosa…

Ricardo cruza os braços, recostando-se no batente da porta.

__Tá de sacanagem comigo?!? Quer mesmo que eu acredite nessa lorota ridícula?!?

__O cara tava nervoso, ia me matar, caramba! Eu tinha que fazer alguma coisa prá salvar a minha pele!

__Porque não entregou a maldita chave do carro?

__Sei lá… – Rodrigo encolhe os ombros – Foi a primeira coisa que me ocorreu quando ele apontou a arma prá minha cabeça.

__Fez acordo com um assaltante?…

__Isso mesmo. Eu disse a ele que o hotel tá cheio de milionários e que conhecia alguns, sabia onde moravam…

__O quê??? Meu Deus, Rodrigo!… – ele está pasmo e indignado ao mesmo tempo.

__Dei a dica prá ele sim! Eu dei os endereços de alguns milionários… E não só dos que se hospedam no hotel, mas de alguns antigos conhecidos nossos. – a simplicidade com que ele fala é impressionante…!

__Eu não acredito… Você tá de brincadeira, só pode ser! Ninguém faz um acordo desses a menos que seja louco! – fala Ricardo ainda pasmo com a atitude do irmão.

__Era isso ou morrer! Eu sou muito novo prá morrer…! – tenta justificar Rodrigo – E depois, a idéia não foi tão maluca assim… Eu ganhei uma ótima comissão.

__Comissão? Esse dinheiro é…

__É uma mixaria perto do que eles tiraram dos ricaços! – diz Rodrigo como se tivesse sido injustiçado… – Eu merecia muito mais!

__Eu também acho! – diz Isadora.

Ricardo está chocado. Não deveria estar conhecendo a família que tem…! Mas está. Começa a imaginar a cena: o marginal ssendo convencido por Rodrigo a roubar os hóspedes do hotel… Dá para acreditar nisso?… Se fosse outra pessoa, outra família, ele até acharia absurdo… Mas em se tratando da família Toledo Rivera é bastante aceitável…

__Não quero saber mais nada. – ele diz – Prá mim já deu!

__Qual é, Ricardo! Vai bancar o moralista puritano agora? – fala Rodrigo.

__Esse dinheiro veio bem a calhar, filho! Vamos pagar os aluguéis atrasados e sair desse cortiço imundo! – o entusiasmo de Elena só não é maior do que a indignação de Ricardo…!

__Vocês piraram?!? Isso é dinheiro de roubo, caramba! Não tô querendo dar uma de moralista, mas pensem comigo… Vocês não acham que logo logo a polícia vai pegar esse cara?…

__Ricardo, qual é a tua?!

__E quando esse sujeito for preso vai entregar fácil quem deu a dica prá ele! E aí, você, irmãozinho, vai se ferrar…!

__Vira essa boca prá lá! – fala Guilherme, batendo na madeira – Ele não vai ser pego!

__É isso aí, pai! O cara simpatizou comigo, disse que eu sou “maneiro”! Ele é um cara esperto não vai ser pego!

Ricardo sacode a cabeça e sai da cozinha. Esta foi a cena mais bizarra que ele já presenciou na vida! Sim, sua família é chegada em bizarrices, mas essa sem dúvida foi a maior de todas!…